
O que é SASE?
O que é SASE?
SASE ou Serviço de Acesso Seguro à Borda é uma arquitetura que combina funções de borda de WAN de filial necessárias, incluindo SD-WAN, roteamento, segmentação, firewall baseado em zona e otimização de WAN com serviços de segurança abrangentes fornecidos pela nuvem, entregues e gerenciados na nuvem.
O SASE resolve a necessidade de melhoria de desempenho de aplicativo e aumento da segurança da rede à medida que o número de usuários remotos aumenta e as empresas continuam a migrar aplicativos para a nuvem.

Como o SASE funciona?
O SASE é uma combinação de uma borda SD-WAN avançada implantada na filial e de serviços abrangentes fornecidos pela nuvem.
Tradicionalmente, todo o tráfego de aplicativo das filiais passa pelos serviços MPLS privados para o data center corporativo para inspeção e verificação de segurança. Esta arquitetura foi apropriada quando os aplicativos eram hospedados exclusivamente no data center corporativo. Agora que os aplicativos e serviços foram migrados para a nuvem, a arquitetura de rede tradicional é insuficiente. Como o tráfego destinado à Internet deve primeiro atravessar o data center e o firewall corporativo antes de chegar ao seu destino, o desempenho do aplicativo e a experiência do usuário são prejudicados.
Com o aumento de funcionários remotos se conectando diretamente aos aplicativos na nuvem, a segurança tradicional baseada em perímetro é insuficiente. Ao transformar as arquiteturas de WAN e de segurança com SASE, as empresas podem garantir acesso direto e seguro aos aplicativos e serviços em todos os ambientes multinuvem, independentemente da localização ou dos dispositivos usados para acessá-los.
Por que SASE?
A transformação digital exige transformação da WAN e da segurança. SASE é a convergência de borda SD-WAN e recursos de segurança fornecidos pela nuvem. Os recursos avançados de SD-WAN integrados a serviços modernos de segurança fornecidos pela nuvem garantem a aplicação consistente de políticas e controle de acesso para usuários, dispositivos, aplicativos e IoT.
As empresas que priorizam a nuvem devem transformar suas arquiteturas de WAN e de segurança, não apenas uma ou outra, para cumprir a promessa completa da nuvem e da transformação digital. Uma empresa pode começar com a modernização de sua WAN ou de sua segurança, mas para perceber o verdadeiro valor dos investimentos na nuvem, ambos devem ser finalmente considerados.
Componentes do SASE
Os principais componentes do SASE são a SD-WAN avançada e a segurança abrangente fornecida pela nuvem.
Existem sete recursos avançados de SD-WAN principais para habilitar o SASE totalmente:
- Identificação da aplicação do primeiro pacote para permitir direcionamento granular
- Definição diária e automatizada de aplicativo em nuvem e atualizações da tabela de endereços
- Orquestração automatizada com serviços de segurança fornecidas pela nuvem
- Failover automático para o ponto secundário de aplicação de segurança na nuvem e o primeiro estiver inacessível
- Reconfiguração automática se um ponto de aplicação mais próximo estiver disponível
- Permite que empresas implementem uma arquitetura SASE no seu próprio ritmo
- Evita o aprisionamento de fornecedores para oferecer liberdade de escolha na adoção de novas inovações de segurança
Benefícios do SASE
SASE não é apenas o último jargão da moda. Existem vários benefícios comerciais importantes que as empresas obtêm de uma arquitetura SASE.
- Maior produtividade do negócio e satisfação do cliente
- Aplicação da política de segurança aprimorada e consistente em toda a empresa
- Risco reduzido e proteção da imagem da marca
- Eficiência de TI aumentada e custos gerais de WAN e segurança mais baixos
- Implantação e gerenciamento automatizados e soluções de WAN de segurança
- Desempenho e confiabilidade do aplicativo aprimorados
- Capacidade de avaliar e integrar novas tecnologias de segurança à medida que surgem
